História sobre o Legislativo Campos-Altense

por Rejane Oliveira — publicado 11/04/2018 09h54, última modificação 12/04/2018 14h12
Colaboradores: Marcelo Macedo
Marcelo Macedo

Conta-se a história de que nossa cidade se iniciou com um pequeno povoado em torno da Estação Ferroviária, com o nome de Urubu. Mas a beleza da região, seus belos campos não faziam jus ao nome do lugar.

Por volta de 1920 por iniciativa e liderança do ilustre médico Dr. Luiz de Souza Coelho, em campanha, colheu várias assinaturas em abaixo-assinado e conseguiu que o nome fosse alterado definitivamente para Campos Altos.

Em 1º de janeiro de 1944 o município de Campos Altos foi oficialmente instalado, tendo o primeiro prefeito intendente, o médico Dr. Luiz de Souza Coelho, vindo após este, outros administradores nomeados até a eleição da 1ª administração municipal para o triênio em 1948 a 1951.

O primeiro prefeito eleito Mariano Bernardino de Senna Filho conhecido por Marianinho se elegeu ao lado do vice-prefeito Osvaldo Alves de Araújo, ambos do partido UDN, e em momento histórico, foi instalada a primeira legislatura da Câmara Municipal de Campos Altos e ficou composta assim:

Vereadores da UDN

• José Leandro Rosa
  • José Domingos da Silva (Zezinho Domingos)
  • Osório Pereira Borges
  • Querubino Andréa Vecci (Bino)
  • Otaviano Ribeiro Borges Major

Vereadores eleitos pelo PSD

• Geraldo Guimarães
  • Cassiano José Pereira (Cassiano da farmácia)
  • Eduardo Dias Lemos (Santo Lemos)
  • Antônio Barbosa Leão (Toinzinho Barbosa)

O vereador Osório Pereira Borges foi o 1º Presidente da Câmara Municipal nos anos 1948 e 1949.

De acordo com o historiador e escritor Marcelo Macedo, conforme a ata de instalação da primeira reunião da Câmara Municipal de Campos Altos, o Sr. José Domingos da Silva (Zezinho Domingos) foi eleito com o maior número de votos, mas por razões particulares, renunciou ao cargo após ser empossado. Assumiu o primeiro suplente da UDN, Diniz Vieira de Souza (Joaquim Diniz) e exerceu o cargo até o final do mandato.

Uma curiosidade

Apesar do município de Campos Altos ter sido oficialmente instalado em 1º de janeiro de 1944, comemora-se o aniversário da cidade em 23 de setembro e não em 1º de janeiro. Você sabe por quê?

Os decretos-lei de emancipação eram usualmente editados pelos governos estaduais em 31 de dezembro, quando no mesmo ato são criados coletivamente vários municípios e distritos. Assim a maioria dos municípios brasileiros, inclusive Campos Altos, foi instalado e comemorava aniversário em 1º de janeiro.

Para aflorar o sentimento de nacionalidade o governo militar brasileiro, incentivava, entre outras, a realização de desfiles comemorativos em datas cívicas.

No entanto, dado às festas do final de ano e por ser época de chuvas não era possível realizar satisfatórias comemorações, bem como paradas militares estudantis.

No final da década de 60, para viabilizar a realização dos desfiles, a maioria daqueles municípios acataram a sugestão do governo federal e alteraram as datas dos aniversários para setembro ou outubro.

Na administração do prefeito Alberico Alves Pereira 1967/1970 foi escolhido 23 de setembro e aprovado pela Câmara Municipal como a nova data de aniversário de Campos Altos, que é também o início da primavera.

A partir de então se passou a realizar memoráveis desfiles que definitivamente marcaram a história da cidade.

Fonte: Marcelo Macedo