Câmara Municipal entrega Medalha Abiçahyr Carlos de Oliveira Junior

por Rejane Oliveira publicado 15/06/2020 08h36, última modificação 24/07/2020 14h34

 

De autoria do vereador Luciano Haroldo e aprovada por todos os vereadores, a Medalha Abiçahyr Carlos de Oliveira Junior foi instituída através da Resolução 150/2018 da Câmara Municipal de Campos Altos no dia 5 de junho de 2018. A comenda de reconhecimento ao mérito esportivo é dada aos atletas escolhidos pelo Conselho Municipal de Esporte que se destacaram em cada modalidade no ano anterior a entrega da medalha.

O nome escolhido para a comenda foi de um grande incentivador do esporte em Campos Altos, Abiçahyr Carlos de Oliveira Junior. “Seizinho” como era conhecido era filho de Abiçahyr Carlos de Oliveira e Maria Zélia de Oliveira, nasceu no dia 22 de junho de 1959 e tinha quatro irmãos. Gostava muito de praticar esportes, futebol e vôlei. Participou de vários campeonatos regionais, jogou pela Associação de Campos Altos e Associação de Sêniores. Trabalhou como Chefe de Departamento de Esporte no primeiro mandato do Prefeito Geraldinho Barbosa 1997/2000;

fez parte também da CETEL - Comissão de Esporte, Turismo e Lazer.

Trabalhou também na Cooperativa Agropecuária de Campos Altos.

Era casado com Milvia e tiveram duas filhas: Gisely e Gislene, e um neto, Luiz Miguel de 7 anos.

Seizinho faleceu em 29 de maio de 2007 antes de completar 48 anos de idade. Sua partida tão prematura e repentina causou grande comoção e tristeza não só a família, mas a toda a cidade que se despediu de um cidadão exemplar; era um pai amoroso, esposo dedicado, filho atencioso e um grande colaborador do esporte em nossa cidade.  

E no dia 5 de junho de 2020 na Câmara Municipal foi entregue a Medalha Abiçahyr Carlos de Oliveira Junior aos atletas de nossa cidade em horários alternados, sem a cerimônia solene como é de costume e somente com a presença do Presidente da Câmara Municipal vereador Maiquinho, vereador Luciano e o Secretário de Esportes Marco Aurélio; considerando as medidas e orientações do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao CORONAVÍRUS – COVID-19.

Embora o plenário estivesse vazio, os homenageados se emocionaram e agradeceram aos vereadores e ao conselho de esporte pela homenagem.

 Homenageados:

  • Douglas Leonardo Da Silva /  Modalidade Masculino Coletivo

 Filho de Adimar Costa da Silva e Solimar Souza e Silva nascido em Campos Altos no dia 30/05/1991.

Desde criança sempre foi apaixonado por esportes, futebol, Vôlei, Handebol, Basquete, Ciclismo. Teve passagem por alguns times de futebol como Cruzeiro, Atlético, Juventude de Curitiba, Araxá Esporte e outros. Atualmente joga futebol amador em vários times da região como Uberaba, Araxá, Ibiá entre outras cidades e também representa o nome de Campos Altos em vários torneios que joga pela nossa cidade.

Para Douguinha é uma honra receber a medalha com o nome de Abiçahyr Carlos de Oliveira Junior “Seizinho”, pessoa que teve o prazer de conhecer, que o deu grande incentivo a prática do esporte, principalmente no voleibol, foi Seizinho quem o ensinou a jogar e através de seus ensinamentos, o time de volei conseguiu uma classificação jamais conquistada até hoje para Campos altos,  o terceiro lugar na etapa regional de voleibol no JEMG 2008; jogos estudantis de Minas Gerais. “Seizinho faz muita falta para o nosso esporte”. 

Douglas diz ter muitas lembranças do esportista Seizinho ao olhar para seu filho Luiz Miguel.

O filho de Douglas de 7 anos Luiz Miguel também é neto de Abiçahyir Carlos de Oliveira Junior “Seizinho”; assim como o pai e o avô, o menino é apaixonado por futebol.  

Hoje, Douglas incentiva as pessoas a prática de esportes inclusive crianças, acredita que o esporte é a principal arma pra tirar crianças das ruas e das drogas nesses dias difíceis que estamos vivendo.

Obrigado pelo reconhecimento. Douguinha

 

  • Ana Fabricia Xavier de Lima/ Feminino Coletivo

Ana Fabrícia tem 15 anos e nasceu em Marechal Deodoro/AL. Veio para Campos Altos aos 6 anos morar com sua tia Luciete e seu irmão Ronaldo. A paixão por futebol surgiu através de sua irmã que também era goleira e atacante.

Começou a jogar futsal na Educação Física da escola, seu primeiro campeonato foi do interclasse na escola, e desde então se apaixonou pelo futsal.

Nessa época, conheceu Fabricio e Renata, que a trataram muito bem, e passou a fazer treinamentos de goleira com eles, além de treinar nos coletivos e fazer os preparos junto com as amigas de equipe, as quais Ana Fabricia tem como família e as agradece pelo apoio e incentivo.

Conquistas:

-Campeã do JEMG em Frutal na etapa microrregional 2018;

-Campeã no campeonato da AABB de Bambuí em 2018;

-Campeã das Olimpíadas Escolares em Santa Rosa da Serra em 2018;

-Vice-campeã do JEIVIG em Frutal na etapa microrregional em 2019;

-3º Lugar da Liga de Futsal Feminino do interior em Uberaba 2019;

-1ª Copa GC de Futsal Feminino em Campos Altos 2019;

-Copa Ouro de Futsal Feminino em Pará de Minas 2019;

- Amistoso na cidade de Luz em 2019;

Agradecimentos

Quero aqui agradecer aos meus treinadores Fabricio e Renata por acreditarem no meu potencial e pelo incentivo; ao Sr. Marco Aurélio Secretário de Esportes pelo apoio; a Sra. Magda Fuquisato Secretária de Educação, ao Sr. Jair Inácio (Suila) que sempre nos acompanha em nossas viagens assim como os motoristas João Carioca e Didi, Sr. José Claudio; ao Marcos Vinicius (Piruá) pelos treinos no estádio e aos meus amigos Luciano Haroldo pelo apoio e André Oliveira (Professor) que ajudou na compra do meu uniforme de goleira. Agradeço também a todos que fazem parte desta casa de Leis pela entrega dessa medalha a minha pessoa. Obrigado a Todos.


  • Hugo Borges Barbosa/ Masculino Individual

 Hugo é filho de Moacir Carlos Alves Barbosa e Rosiney Borges Ferreira Barbosa, nascido em São Joao da Ponte/MG em 1998, é o segundo de três filhos. Veio para Campos Altos aos dois meses de vida e é onde mora atualmente e também foi onde descobriu ser apaixonado por esporte.

Sua maior dedicação ao esporte foi realmente depois que entrou no projeto Minas Olímpica, onde aprendeu tudo sobre esporte e foi também o lugar onde teve a grande emoção de ganhar sua primeira medalha, que a guarda com todo carinho até hoje. E foi ali também que conheceu os dois melhores professores de Educação Física que teve, Danilo Andrade e Rodrigo Andrade, pessoas que sempre serão lembradas com muito carinho por Hugo e com certeza por todos que tiveram a chance de tê-los como professores.

Depois do cancelamento do Minas Olímpica, participou de muitas escolinhas de futebol da cidade: escolinha do Juninho, escolinha do Fabiano (policial), escolinha do Marcos (piruá), escolinha do Maestro, mas a principal pra Hugo, que deixou grandes recordações foi a escolinha do Sinval Cordeiro. Apesar de ter acabado a escolinha, Sinval o apoia até hoje na prática de esporte, “tenho muito a agradecer ao Sinval pelas oportunidades a mim oferecidas”.

Atualmente, Hugo se afastou por um pouco do futebol e está focado no ciclismo e corrida de rua, onde conseguiu se destacar em ambas as modalidades e obter grandes resultados.

Para Hugo é gratificante saber que tem sido incentivo para outras pessoas e principalmente para crianças a prática do esporte.

O início de 2020 foi especial para Hugo e os companheiros de corrida, foi fundada a ACRA – Associação de Corredores de Rua de Campos Altos, onde Hugo se orgulha de ser um dos fundadores e a representar como vice-presidente.

Agradecimentos

Agradeço a todos pelo reconhecimento e pela indicação para receber esta medalha. Fico honrado em saber que esta medalha leva o nome de um homem que foi um dos maiores incentivadores de esporte em Campos Altos, Seizinho. Não tive a chance de conhecê-lo pessoalmente, mas sei que foi um grande homem e colaborador do esporte em nossa cidade.

Agradeço a Deus por me proporcionar este momento e a todos os incentivadores de esporte de Campos Altos.

Obrigado!


  • Luciana Vilas Boas de Morais/ Feminino Individual

Filha de Bernardo Vilas Boas e Brígida Vilas Boas, Luciana é natural de Mateus Lemes/MG, mas reside em Campos Altos há mais de trinta anos, considera-se campos-altense de coração. Construiu uma linda história de vida em Campos Altos, aqui se casou com José Mateus de Morais e são pais de Drielly e Matheus Henrique. Atualmente, Luciana se realiza profissionalmente como técnica em Educação Infantil no CMEI Lúcio Eustáquio da Silva.

Iniciou sua vida de atleta de forma despretensiosa, correndo apenas por puro lazer, mas com o passar do tempo e dedicação diária, se arriscou em Campos Altos na “1ª Corrida e Caminhada Mexa-se pela Vida” em 10 de junho de 2018 e foi classificada em 1º lugar. Tal vitória a impulsionou em busca de outros desafios nas corridas da região, sendo quatorze campeonatos ao todo, alcançando pódios em todas as competições e trazendo, dessa forma, visibilidade nessa modalidade esportiva e levando o nome de Campos Altos além da esfera regional.

 

  • Marcos Vinicius Machado/ Modalidade – Incentivador do Esporte

Marcos Vinícius Machado ou Piruá como é mais conhecido nasceu em 4 de dezembro de 1983, dos sete é o sexto filho de José Manoel (Zé Mané) e Maria da Conceição (Sãozinha). É casado com Alessandra e pai de Lucas Henrique. Teve uma infância difícil e simples.  Gostava de estudar, cursou o ensino médio e também outros cursos dentre eles o curso técnico em informática.

Durante toda a infância e adolescência contou com o apoio de algumas pessoas que o ajudaram nos estudos, apoio que ajudou na formação de seu caráter. Porém, os tempos eram difíceis e teve que optar por trabalhar e não pôde prosseguir com os estudos até a faculdade.

Trabalhou como servente de pedreiro, nas colheitas de café e no Posto Xodó, até abrir sua própria empresa Piruá Net House.

Na mesma época, em 2010, montou um time de futebol que inicialmente foi apelidado com o nome de Vila Nova pelo atual Secretário de Esportes Marco Aurélio e mais tarde passou a ser chamado pelo nome da empresa de jogos de Marcos Vinicius, Piruá Net House. 

Piruá, sempre gostou de esportes, gostava de assistir aos jogos realizados no Estádio Municipal Quinzinho Nery, acompanhava de perto o futebol de Campos Altos desde 2010 quando criou um laço de paixão com o futebol. Estava à frente de várias equipes até que em 2014 finalmente conseguiu um horário para treinar sua equipe no estádio municipal.

Queria realizar um trabalho inovador, incentivando as crianças ao esporte e também aos estudos, como um dia fizeram por Marcos Vinicius.

Foi então que juntamente com o amigo Elimar que infelizmente faleceu no ano de 2019, passou a trabalhar duro para ajudar a meninada a jogar futebol alinhado aos estudos e a boa disciplina.

Marcos Vinicius recebe a Medalha Abiçahyr Carlos de Oliveira Junior na modalidade de incentivador. É um grande apoiador do esporte em nossa cidade.

Agradecimentos

A palavra hoje é gratidão, ser grato a todos que me ajudaram até hoje. Fica aqui os meus sinceros agradecimentos ao meu amigo irmão Marco Aurélio de Assis por ter acreditado nos meus sonhos e por te confiado no projeto.  Ao meu amigo Rogerinho da Casa de Peças e Consertos que tanto me ajuda e acredita que podemos fazer coisas maravilhosas quando nos unimos; obrigado aos meus amigos jogadores que estão sempre comigo durante jogos e treinos, e obrigado a todos da minha família que torcem tanto para o meu sucesso.

Uma frase que resume minha caminhada "sempre que começar algo, seja o último a desistir, e quando não houver mais esperança de alcançar seus objetivos, comece novamente, desistir não é uma opção"


  • Alexandre Avanildo da Silva/ Modalidade – Atleta Portador de Necessidades Especiais (Apae)

 Obs: Alexandre não estava na cidade, sua medalha será entregue em outra ocasião.

 

A Câmara Municipal parabeniza a todos atletas de nossa cidade e em especial aos homenageados que se dedicam ao esporte, seja profissionalmente ou para se manter saudável se tornando um incentivo para outras pessoas. 





error while rendering plone.comments