Pandemia Mundial, falta de energia e água, foram assuntos na sessão ordinária

por Rejane Oliveira publicado 07/05/2020 08h58, última modificação 07/05/2020 08h58

Na sessão ordinária por videoconferência do dia 20/04, os vereadores falaram das dificuldades de alguns estabelecimentos que de acordo com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19 ainda não estão autorizados a funcionar como as academias, restaurantes e bares. O vereador Frederico Nery, um dos representantes do Poder Legislativo no Comitê, esclareceu aos vereadores e à população que o Prefeito Paulo Almeida antes de tomar qualquer decisão preferiu consultar o promotor de justiça para que tudo seja feito com responsabilidade, para não estar “violando” o decreto do governador do Romeu Zema. Frederico também reforçou que a população deve estar atenta às medidas de segurança contra o vírus. O vereador Verinho pediu ao vereador  Frederico que na próxima reunião do comitê intercedesse também pelos salões de beleza, pois sem atendimento muitos proprietários estão sendo prejudicados.

A vereadora Itagina Vilas Boas ressaltou que algumas pessoas, trabalhadores rurais, chefes de famílias do município não foram beneficiados com o auxílio emergencial do Governo Federal e sugeriu que o Prefeito tomasse conhecimento destas pessoas criando uma listagem através dos PSF’s ou outro setor para amparar de alguma forma estes cidadãos.

Já o vereador Luciano Haroldo citou a falta de energia nos Bairros Osvaldo Araújo, Campos Verdes e parte do Bairro Santa Terezinha. Na última semana, nos dias 14/04 e 20/04, nos bairros citados houve vários "piques" de energia, permanecendo assim por várias horas e posteriormente a energia acabou por definitivo.  Houve uma grande demora no restabelecimento, além de prejuízos e grande incômodo que deixou os moradores irritados. O vereador Luciano solicitou através de ofício ao Supervisor de Campo da Cemig, Sr. Múcio Melo uma inspeção no local, e posterior, regularização em definitivo do problema, pois a falta de energia abrange além de comércios, a Rádio Expresso FM, Velório Municipal e PSF – Programa de Saúde da Família e a Farmácia Básica do município, os quais armazenam as vacinas e correm o risco de “ perder”.      O vereador também citou a falta de água nestes mesmos bairros Campos Verdes II e Osvaldo Araújo; moradores reclamam constantemente da falta de água, e na última semana ficaram três dias sem abastecimento da Copasa. O vereador Luciano informou à população que desde 2012 o município não tem contrato com a Copasa devido ao tratamento de esgoto e questões ambientais necessários, que segundo consta, vai encarecer as contas ao consumidor, que por isso, a Copasa não realiza as melhorias necessárias e que a população não pode sair prejudicada. O vereador Verinho sugeriu uma reunião com os vereadores para tratar do abastecimento da Copasa ao município.