Secretário de Saúde participa de sessão ordinária na Câmara Municipal

por Rejane Oliveira publicado 12/11/2021 18h07, última modificação 12/11/2021 18h07

O Secretário Municipal de Saúde Elias Borges, esteve na última sessão da Câmara Municipal dia 8 de novembro a convite dos vereadores para esclarecer a população sobre os exames de baixa, média e alta complexidade ofertados aos pacientes pelo SUS - Sistema Único de Saúde e também fornecidos pelo município através de processo licitatório, bem como as novas recomendações referente ao atual cenário da Pandemia da Covid 19, com a redução dos casos de contaminação.

O secretário informou que muitos exames laboratoriais são pagos pelo SUS, e os exames de média e alta complexidade são fornecidos pelo município, liberados pela secretaria de saúde de acordo com a classificação de urgência do próprio médico, pois a demanda pelos procedimentos são muitos grandes.

O Secretário Elias esclareceu que é considerado as leis de licitação e os princípios da legalidade para a contratação das empresas que realizam os exames. Sendo assim, alguns exames são ofertados à população pelo SindBem em Campos Altos, já outros pelo Hospital e Maternidade Med-Center em Patrocínio – MG, Casa de Saúde e Maternidade N.S. de Fátima em Patos de Minas, e Instituto do Coração em Patrocínio. Elias informou que há um quantitativo de “saldo” anual dos exames que são disponibilizados aos pacientes, não considera esta contagem mensalmente devido a necessidade dos exames de urgência.

Elias disse que a secretaria de saúde atende a todos que procuram por assistência e convidou os vereadores para visitar a secretaria e participar do dia de trabalho do setor.

Quanto ao atual decreto sobre a pandemia da covid-19, o Secretário Elias falou sobre a flexibilização na realização de eventos, porém, mantendo a conscientização de todos, pois embora não haja recorrência de casos ativos para covid no município, a doença não acabou.