Vereador busca apoio para criação de Cooperativa de mão de obra cafeeira

por Rejane Oliveira publicado 08/08/2019 08h58, última modificação 08/08/2019 08h58

O vereador Frederico Nery (PR/MG), usou a Tribuna da Câmara Municipal na 24ª Sessão Ordinária para se manifestar a respeito da fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho na zona rural de Campos Altos/MG e Pratinha/MG, que culminou com a imposição de multas pesadas a diversos produtores rurais.

O vereador se mostrou indignado com a fiscalização tendo em vista que, aparentemente, as operações têm ocorrido em locais específicos e em épocas específicas, mostrando que há grande coordenação dos setores de fiscalização do Ministério do Trabalho. O vereador pontuou que em outras regiões de grande produção de café, como na região sul do Estado, a rigidez das operações é menor.

Para ajudar a combater o problema, o vereador apresentou a solução da criação de uma cooperativa de mão de obra cafeeira de forma a possibilitar que o produtor rural contrate apenas o serviço do sindicato, diminuindo a responsabilidade decorrente dos vínculos trabalhistas.

O vereador pontuou que o sindicato beneficiaria tanto os produtores, com a simplificação da operação da colheita; quanto os empregados, que poderiam trabalhar de forma fixa ao sindicato durante todo o período de safra.

Por fim, o parlamentar pediu ajuda dos demais edis, da Prefeitura Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos Altos para que a iniciativa venha a se tornar realidade e os custos com a produção do café sejam reduzidos, beneficiando a economia do nosso Município.

O vereador Verinho se manifestou dizendo que estava em Brasília quando aconteceu a vistoria dos fiscais nas fazendas de Campos Altos, e acompanhado do Deputado Federal Zé Vitor foi ao Ministério do Trabalho e ficou combinado de agendar uma reunião após o recesso parlamentar com a presença de alguns cafeicultores de Campos Altos para solucionar o problema com o Ministério do Trabalho.

A vereadora Itagina também se manifestou apoiando a sugestão do vereador Frederico, pois Campos Altos é uma cidade que vive do café, tanto os cafeicultores como os apanhadores de café que agora estão em casa sem trabalho estão sendo prejudicados. A vereadora ressaltou que providências devem ser tomadas rapidamente e não esperar o próximo ano para que algo seja feito. Itagina frisou que a Prefeitura e o Sindicato devem se unir a Câmara Municipal para buscar soluções e se informar sobre as justificativas do Ministério para esta fiscalização constante no município de Campos Altos no período da safra, sendo que a fiscalização não ocorre em outros municípios mineiros com a mesma frequência.

O vereador Luciano também apoiou a iniciativa do vereador Frederico e mostrou sua indignação com o valor abusivo das multas aplicadas em algumas fazendas do município de Campos Altos levando o produtor ao desespero de arrancar a lavoura para não ter que contratar mais mão de obra.

O vereador Jonnas mostrou seu apoio a iniciativa da cooperativa e concordou com o vereador Verinho de formar uma comitiva dos Poderes Legislativo, Executivo e produtores rurais para em Brasília no Ministério do Trabalho sugerir ao órgão, que antes da multa seja feita uma advertência para que os produtores tenham tempo de se adequar à lei.

O vereador Maiquinho disse que visitou o produtor que foi multado e que a situação é difícil. O vereador criticou as leis trabalhistas do país e ressaltou que embora os fiscais estão fazendo o trabalho deles, tem que haver um acordo entre ambas as partes, pois o produtor está gerando emprego e muitos também precisando trabalhar, além do valor da multa ser superior até que o valor da terra.

Ao final desta matéria, o vereador Verinho informou que está colhendo assinaturas dos cafeicultores do município em protesto a supervisão dos auditores fiscais do Ministério do Trabalho e aplicação de multas absurdas aos pequenos produtores de Campos Altos para encaminhar ao Deputado Federal Zé Vitor e ao Ministério do Trabalho em Brasília.