Vereadores questionam o Poder Executivo para esclarecer população

por Rejane Oliveira publicado 10/03/2020 13h24, última modificação 10/03/2020 13h24
Os vereadores questionaram o Chefe do Executivo, o Chefe de Departamento de Transporte e a funcionária da Secretaria de Educação em assuntos de interesse da população.
Vereadores questionam o Poder Executivo para esclarecer população

Reunião das comissões com a participação de José Cláudio e Alessandra

O vereador Jonnas Ferreira Lemos foi procurado por pais de alunos usuários do transporte escolar urbano, que estavam preocupados com o suposto fim do serviço prestado pela prefeitura aos alunos da rede municipal de ensino, especialmente aqueles matriculados nas creches e nas séries iniciais da educação básica (ensino infantil). A preocupação dos pais decorreu de fatos que foram noticiados por vários munícipes, que receberam a notícia de que o município não prestaria mais o referido serviço de transporte.

Diante dos fatos, a vereadora Cléia Maria enviou requerimentos solicitando ao Sr. Prefeito Paulo Almeida informações sobre além do serviço de transporte, se também o município pretende interromper o funcionamento das creches municipais durante o período de férias. E foram convidados para a reunião das comissões do dia 3 de março de 2020: a Secretária de Educação, Magda Fuquisato; o Chefe do Departamento de Transporte, José Cláudio de Morais e o Prefeito Paulo Almeida. A funcionária Alessandra Carvalho representou a Secretária de Educação, Magda, que não pôde estar presente e esclareceu que, as conversações ocorreram no início das aulas quando tudo ainda estava sendo decidido, designação de monitoras dentre outras coisas, mas que o transporte continua e não pretende parar de prestar o serviço. Sobre o funcionamento das creches, Alessandra disse que no período de férias funcionaram normalmente, e que o único pedido da Secretaria de Educação, é que permaneçam nas creches durante esse período somente as crianças que os pais realmente estão trabalhando, devido às poucas recreadoras efetivas no município que continuam trabalhando no fim e início de ano. Já a declaração é exigida no ato da matrícula das crianças para que os pais comprovem que realmente estão trabalhando e o município assim possa contratar recreadoras de acordo com a necessidade de cada creche para não fomentar a folha de pagamento da Prefeitura.

José Cláudio, Chefe do transporte, confirmou que o transporte escolar urbano não parou assim como o transporte escolar da zona rural. José Cláudio disse que mesmo neste período intenso de chuva, o transporte ainda permanece na zona rural, que motoristas vão até onde conseguem ir nas estradas alagadas, mas priorizam a segurança para não colocar ninguém em risco, e que muitos veículos da frota já estão danificados, para-choques quebrados pela situação das estradas no mau tempo.

O Prefeito Paulo Almeida falou de alguns dos pontos críticos da cidade a pedido dos vereadores, que o trabalho de manutenção da Secretaria de Obras está sendo realizado dentro do possível, pois com a intensidade das chuvas ou até que passe esse período, pouco se pode fazer para minimizar os impactos causados pelo tempo. O Prefeito também falou sobre segurança pública, sobre o vídeo monitoramento. Ele ressaltou que o equipamento não vai  acabar com o crime, mas vai coibir os praticantes, vai ajudar elucidar os crimes cometidos e disse ser fundamental para aprimorar a segurança no município, porém, encontrou alguns problemas quanto a licitação e que por isso, ainda não foi instalado.